mãedamento N° 2 – promoverás a leitura

É incontornável – a leitura é o factor n° 1 para o sucesso escolar (e não só).

Ler permite-nos colocar-nos na pele de outrem; viver aventuras extraordinárias; aprender com a experiência de vida alheia; imaginar mundos radicalmente diferentes do nosso – potencia uma série de experiências no campo da nossa imaginação.

Mas esta é a parte lúdica, por assim dizer.

Tenho para mim que mais importante que isso é o que a leitura faz por nós, pelo nosso cérebro, pela estrutura do nosso pensamento.

Ler desenvolve a capacidade de organizarmos o pensamento, de sermos capazes de interpretar as coisas, de desenvolver o sentido crítico.

E isso é essencial e é uma capacidade cada vez mais em vias de extinção. Não sou saudosista, mas parece-me que caminhamos para uma analfabetização generalizada (basta ver em que se baseia o novo acordo ortográfico – a escrita adequa-se à oralidade e acaba por subvertê-la, criando situações grotescas como arquiteta…).

Por isso se queremos criar gente que pensa pela sua cabeça: toma lá leitura!

Criar hábitos de leitura não tem grande ciência, mas, como em tudo o que diz respeito a educar crianças, o exemplo conta mais do que a teoria.

Ler à noite é um dos pontos do ritual diário de ir para a cama cá em casa. Sejam livros só com bonecada, seja o Principezinho (uns capítulos por noite) ou clássicos da BD – não falha.

Também é assim em vossa casa?
Têm sugestões de livros?

ps – até 14 de Junho decorre a Feira do Livro de Lisboa

Anúncios

8 comentários sobre “mãedamento N° 2 – promoverás a leitura

  1. ora bem, eu sou fã deste mãedamento. vai daí, comprei uns livros pro meu piolho, a ver se o iniciava nesta coisa.. e não dá! o raio do miúdo não liga nenhuma, não quer saber daquilo, bate no livro, atira-o pro chão e poe-se a andar em 3m.. até comprei um que tem umas texturas a ver se o cativava.. nada… pior, se tentar isto antes de dormir manda-me à fava, que quer é maminhas para adormecer.. agora tem 13 meses, mas comecei a experimentar isto tinha uns 9.. any tips? acho que o facto de eu ser uma pessoa muito calada e nunca ter tido hábito de lhe contar histórias ou conversar muito com ele tb não ajuda.. sei que na creche contam histórias.. se calhar vou pedir-lhes dicas.. não pesco nada disto! 🙂

    Curtir

    1. 🙂
      Olá Ana!
      Não sou especialista, mas 13 meses ainda é pequeno, prefere as maminhas à literatura!
      Com o tempo vai passar a gostar de ouvir histórias, lidas ou contadas. Com os meus só cerca dos 2 anos é que comecei a contar histórias à noite, até lá é po-los a dormir com canção (às vezes nem isso).
      Por experiência própria funciona bem mostrar os bonecos, apontar o cão, o gato, a vaca, ensinar como fazem (ladrar, miar, mugir), tornar a coisa lúdica. O mais importante é o tempo de atenção e dedicação à criança, os livros vão entrando gradualmente. Estarem à mão de semear é óptimo, sentá-lo ao colo e apontar para as imagens também!
      Se viver em Lx há programas muito giros e gratuitos de promoção da leitura – http://blx.cm-lisboa.pt/fotos/noticias/ppll_2015_2016_web_101484171855fa891689caa.pdf
      provavemente haverá programas do estilo noutros locais.
      Boas leituras!

      Curtir

      1. pois, eu tb já me tinha perguntado se seria ainda cedo, só que às vezes vê-se crianças minúsculas super interessadas em livros! ehehe verdade que a maioria são meninas, que dizem ser muito mais verbais e orientadas para a relação social que os meninos.. e o meu realmente quer é passarinhar de um lado para o outro, atirar coisas, fazer barulho, comportamentos mais típicos de rapaz 🙂 obrigada pela resposta! conheci hoje este “cantinho” e estou a adorar! parabéns!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s