mãedamento nº1

Ao começar este site, tive a ideia de criar a série dos mãedamentos.

Não que me veja como uma Moisés dos tempos modernos, longe disso (e até prova em contrário não tive qualquer inspiração divina 😉 ).
Tampouco gosto de coisas demasiado prescritivas – o que não falta por aí são pessoas e livros e afins que nos explicam tal qual como devemos viver a nossa vida.

Então porquê mãedamentos?

Acho que a explicação é óbvia – achei piada ao trocadilho, que faz um paralelo com o nome deste site.
É também óbvio que não fui a primeira pessoa a lembrar-se de tal jogo de palavras em português. Fui pesquisar e os mãedamentos que encontrei são 10 (estes devem ser muitos mais!…) e pouco me dizem.

 Afinal de contas que série será esta de mãedamentos?

Vão ser umas máximas ilustradas do que acho que deveria fazer como mãe. Ponto.

Leio muita coisa sobre o assunto e há uma espécie de pano de fundo, um mínimo denominador comum nas diferentes abordagens possíveis desta difícil e extenuante e exasperante tarefa de educar crianças. Estes mãedamentos serão um apanhado, em versão concentrada (e em português!), do que é mesmo relevante fazer quando se tem a cargo umas pequenas criaturas humanas que dependem de nós.

Os mãedamentos não terão uma ordem hierárquica, sendo a única excepção o 1º:

 Cuidarás de ti em 1º lugar

Pode parecer egoísta começar por aqui. Mas é o mais básico:


Só podemos dar o nosso melhor se estivermos bem, física e mentalmente.

Experimentem falar tranquilamente durante uma birra se dormiram uma média de 4h/semana. Experimentem manter a calma quando se instala o caos e comeram há mais de 7h.

Se o conseguem, os meus sinceros parabéns cheios de admiração! E podem deixar de vir aqui, porque este site não é definitivamente para vocês. Mas antes de irem para outras paragens, expliquem-me como o fazem, por favooooor!

Como eu sou só humana, cheia de defeitos e fraquezas e com uma certa tendência para perder a paciência, preciso de me mimar com regularidade. Chamo-lhe a minha dose de compensação, idealmente com carácter preventivo.

O que se entende por ‘cuidarás de ti’?

Basicamente tudo o que sirva para nos deixar com melhor humor e com baterias carregadas. No meu caso particular o mais importante de tudo é dormir bem.

O resto vai de cada uma: ler um livro; pintar as unhas; fazer um bolo de chocolate decadente por dia e comê-lo todo praticamente sozinha; correr uns km; passar horas ao telefone com amigos; ir ver um filme; testar maquilhagem ao espelho; fazer um curso de formação online; tentar fazer meditação mindful; dar um giro pelas lojas; dar umas braçadas na piscina; estacionar frente ao mar e ficar a ver as ondas quebrar; comer diariamente um gelado na geladaria do bairro; deitar na relva e respirar fundo; fazer uma aula de zumba e transpirar como um cavalo; ouvir a nossa música favorita em loop e cantá-la aos altos berros; etc.

Deu para ficar com uma ideia. Qualquer coisa que nos dê prazer e não implique crianças. Coisas que nos alimentem a alma (e o corpo, se nos der para aí).

Se estivermos em alta, não há puto aos berros que nos deite abaixo 🙂

Anúncios

12 comentários sobre “mãedamento nº1

  1. Adorei o desenho e não podia estar mais de acordo com a opinião de que primeiro temos de estar equilibradas para podermos lidar com os outros, neste caso crianças 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s