Os segredos das casas aprumadas

Tradução e adaptação de um artigo originalmente publicado no Appartment Therapy

Tenho uma amiga com mais filhos que eu, cujo marido trabalha mais horas que o meu, que cozinha mais do que eu e, no entanto, tem a casa sempre mais limpa e arrumada que a minha! Como?!
Decidi pôr tudo em pratos limpos e perceber quais são os segredos das famílias aprumadas. É sobre isso que falo hoje.

Andei a tomar notas das coisas que reparava nas casas todas arrumadas dos meus amigos e reparei nalguns pontos em comum:

1. a família toda tem menos coisas – e quando eu digo menos não me estou a referir ao “realmente devia fazer uma triagem ao armário dos casacos”: não, estou a falar de ter radicalmente menos coisas. Para perceberes tenta visualizar mentalmente tudo o que tens. Agora reduz para metade e começas a chegar lá perto. Uma amiga minha com quatro miúdos deixa que cada um deles tenha uma estante em cima da cama para livros e bonecos. Os 4 partilham o mesmo armário. E são dos miúdos mais felizes e atinados que conheço e têm o quarto sempre arrumado

2. passam muito menos tempo na internet. Os meus amigos que admitem passar demasiadas horas online são também dos mais desmazelados. Os que passam completamente ao lado da placa e não acompanham as polémicas ou modas do Facebook, porque raramente lá param, são mais arrumados. É fácil deixar escapar imenso tempo útil, nomeadamente para limpeza e arrumação, a navegar na net

3. deixam a miudagem ver desenhos animados, mas controlam o tempo e escolhem bem as alturas em que o fazem. Eu conheço o discurso, “ah, realmente, fazer da televisão babysitter, eu é que não faço isso, blá blá blá”. Pois. Sejamos honestos, de vez em quando todos fazemos isso. A questão é quando deixá-los ver? Noutro dia vi uma mãe, que jamais imaginaria que deixasse os seus filhos ver tv, pôr um DVD enquanto ela preparava o jantar. Meia hora de tempo de ecrã não faz mal. Mães arrumadas usam sabiamente este tempo para benefício da casa.

4. às vezes também são desmazelados, mas corrigem isso com uma fervorosa sessão de limpeza e arrumação. Por vezes a minha casa fica um caos e eu ando ali uns dias a pensar como é que hei-de atacar a besta, por onde começar para a deixar num estado minimamente habitável. Mães e pais arrumados também têm os seus momentos baldas. Mas como alguém que tem uma alimentação saudável percebe que depois de uma orgia de açúcar tem de cortar no mesmo e apostar na actividade física, as mães e pais arrumados arregaçam as mangas e limpam e arrumam tudo no dia seguinte, não dando tempo ao lixo e desarrumação de se instalar.

Gente arrumadinha que anda por aí, é este o vosso segredo?
Ou têm mais a acrescentar?

ilustração de Cinta Vidal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s