trasgo sentado

Começando pelo princípio:

O que é um trasgo? 

Esta é a definição do dicionário Priberam:

trasgo priberam

Trasgo é a palavra portuguesa, sobretudo usada na região de Trás-os-Montes, e entretanto caída em desuso, para duende, elf ou goblin em inglês ou lutin em francês.

Como todos sabemos, o Pai Natal não trabalha só – tem ajudantes (senão como é que ele conseguiria dar conta do recado?!). Esses ajudantes trabalham incansavelmente para levar miminhos aos meninos na noite de Natal, eventualmente na noite de Reis.

Acontece que o Pai Natal (assim como os pais) fica contente de saber que os meninos são generosos, altruístas e capazes de sentir empatia por outrem. A amabilidade é um super-poder que todos temos, mas a verdade é que muitas vezes nos esquecemos de o activar… A pensar nisso, o Pai Natal envia um ajudante para casa dos meninos, para preparar terreno à sua chegada, e à dos Reis, e para promover este super-poder!

O Trasgo amável é o ajudante do Pai Natal que chega para o Advento!

O Advento é este período que antecede o Natal. A etimologia latina diz tudo:
advento

Na tradição cristã, prepara-se a chegada do menino Jesus, a 25 de Dezembro. Também na tradição cristã, o Pai Natal é o São Nicolau, cuja festa se celebra a 6 de Dezembro. Viveu no século IV e foi um homem muito generoso e dessa época vem a tradição de deixar prendas nas meias (podem ler mais aqui).

Ao contrário de muitos calendários de Advento, o Trasgo amável não oferece coisas nem chocolates. O Trasgo pede coisas – acções muito concretas para praticar a amabilidade e reforçar este super-poder!

Durante 3 semanas (ou mais!), o Trasgo vai lançar desafios diferentes, mas sempre coisas bem amáveis 🙂

Num dia está na cozinha, noutro dia está escondido no armário da casa-de-banho… Os meninos têm de o procurar cada manhã e ler o que o Trasgo lhes pede para esse dia!

E que coisas são essas?

Aqui está uma lista de possíveis acções (acrescentem o que vos aprouver), com um # para cada uma delas. Têm a versão família e amigos, a versão escola e comunidade e a versão religiosa. 45 acções no total! 🙂
(cliquem na imagem)

trasgo amavel accoes jpg

E afinal de contas onde está este Trasgo?

O Trasgo está nas mãos da Filipa Branco, artesã e designer super talentosa e profissional, cuja página de Facebook é esta. A Filipa desenhou e criou um Trasgo amável lindo, com cerca de 45 cm de altura (da ponta do chapéu aos pés). Ei-lo:

trasgo 2trasgo 1

trasgo 7trasgo 5

Esta iniciativa pode ser feita com qualquer boneco, e estão convidados a fazê-lo.

Sugiro no entanto que apoiem um projecto feito à mão, com materiais nobres, escolhidos a dedo e anti alérgicos e, sobretudo, feitos um a um, com muito amor e carinho!
Cada boneco exige tempo e dedicação, é único e numerado e traz toda a informação que aqui está publicada. E mais ainda (há bónus que não aparece aqui 😉 )!
Podem saber onde andam os trasgos (e como podem trazer um para casa) através do Facebook da Filipa Branco ou do e-mail trasgoamavel@gmail.com .

Convido-vos desde já a participar nesta iniciativa de amabilidade, altruísmo e generosidade junto da miudagem, partilhando fotos dos vossos trasgos juntamente com o #trasgoamavel. Se quiserem juntem também o # da acção em questão, para podermos ver as diferentes versões 🙂

Podem ainda calendarizar e planificar, fazendo o download dos calendários.

Este é o calendário oficial 🙂 (clicar imagem)

calendario oficial

Ou ainda:

calendario maegazine natal

e aqui o do mês de Janeiro de 2016

calendario maegazine janeiro 2106

Até já!

Anúncios

8 comentários sobre “Trasgo amável

  1. Excelente ideia. O ano passado conheci esta tradição americana e pensei que quando a minha filha fosse maior a ia adoptar cá em casa. Este ano faz 2 anos e ainda acho que é pequenina demais para perceber… mas acho que vou fazer um versão “soft” do Trasgo Amável. Adorei o Trasgo…bem mais giro que os americanos que se vêem nos sites.

    Curtido por 1 pessoa

    1. 😀
      também fiquei apaixonada por esta tradição dos kindness elves. penso que faz mais sentido um só boneco que se esconde e que eles têm de procurar. o boneco da Filipa Branco foi criado por ela e vai ter um livrinho com umas 60 acções, amabilidade elevada a outra potência 😉
      2 anos ainda é pequena, mas deve achar piada à mesma!
      encontramo-nos com o #trasgoamavel?
      abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s