#trasgoamavel

O que me dizem da criação de um ritual, ao longo de umas 3 semanas, que promove, de forma muito concreta e tangível, a empatia, altruísmo, generosidade e amabilidade da nossa prole?

capa FB

Parece-vos bem?

A mim também. Assim surgiu o #trasgoamavel

Há uns dias falei da minha convicção de que as tradições e celebrações são importantes para as famílias. Há tradições de diferentes tipos, cada família escolhe as suas.

No ano passado descobri uma tradição anglo-saxónica que achei muita piada – os Kindness elves, que por sua vez se baseavam num boneco/livro norte americano, o Elf on a shelf (que parece que causa alguma ansiedade a alguns putos).

Pensei para os meus botões que queria instaurar esta tradição cá em casa. Pesquisei e tropecei na palavra trasgo, palavra portuguesa meio esquecida para dizer duende.

Decidi então desempoeirá-la e dar-lhe uma nova vida, cruzando com as ideias acima referidas. Assim surgiu a ideia do Trasgo Amável, o ajudante do Pai Natal que no período do Advento pede à criançada para fazer coisas amáveis.

Antecipo já a excitação de ir à procura do Trasgo pela casa, ver o que tem escrito para esse dia e po-lo em acção. Espero que corra tudo bem! 🙂

Neste processo, falei com a Filipa Branco, amiga de longa data e talentosa profissional. Trocámos ideias e a Filipa desenhou e criou o Trasgo que chegou ontem a minha casa. É lindo! Daí até o desenhar foi um passo. As ideias de acções são muito variadas e incluem as embalagens solidárias dos CTT de que falo aqui.

Publico isto com alguma antecedência, pois a ideia é arrancar logo no dia 1 de Dezembro (ou 29 de Novembro, início do Advento) e convém planear com tempo!

A vantagem do hashtag é que nos podemos encontrar facilmente nas redes sociais e assim partilhar experiências!

Alinham comigo?
(clica na imagem)

trasgo sentado

Anúncios

8 comentários sobre “#trasgoamavel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s