Sinais exteriores de riqueza (familiar)

Eles andam aí: tatuagens, colares, pulseiras, berloques e, em menor número, t-shirts e afins.

Podemos separar entre os que são perenes (tatuagens), os ornamentais (bijuteria) e os restantes (acessórios, decorações, etc).

Penso que nós, mulheres, os batemos aos pontos, ostentando despudoradamente estes sinais exteriores, sobretudo os ornamentais. Os homens costumam ficar-se mais pelas tatuagens (ou por molduras ou presentes feitos na escola expostos no local de trabalho).

Sei muito pouco sobre isso, mas deve ser uma coisa antropológica – trazer os que nos são próximos connosco.

Lembro-me de ter aprendido que o canibalismo é muito raro, pelo menos com a imagem que lhe associamos – gente a comer um belo naco de coxa do seu semelhante. O que se passa é que por vezes se comem as cinzas de um familiar, ou parte da placenta, de forma a se ‘apropriar’ de determinados traços do carácter daquela pessoa que faleceu, ou a força anímica do bebé que nasceu.

Por estas bandas, carregadas de tecnologia, estarmos próximos dos nossos nunca foi tão simples – basta ligar um smartphone para vermos quem queremos. Ainda assim gostamos de os trazer connosco noutra forma, para dar sorte, para nos acompanhar.

Por vezes dou por mim a pensar que quem não tem uma tatuagem está em minoria, basta estar atento na praia para se verificar este facto. Os nomes são a opção mais escolhida para gravar na pele, mas animais ou outros símbolos, ainda que de outras culturas, também sobejam.

Quanto aos ornamentos, há cada vez maior e mais sofisticada oferta, sobretudo em prata, que os tempos estão difíceis. Dos bonecos que dão a mão e ou têm saia ou calças; até às contas de conhecidas pulseiras, em versão inglesa (mum) ou americana (mom); às mais recentes versões em português; ou apenas recortes de figuras humanas ou de simbólicas estrelas numa pequena chapa prateada ou dourada – é só escolher. É tudo uma questão de gosto e de carteira.

Eu não sei como é convosco, mas eu trago a minha numerosa família comigo. E vocês?

imagem daqui

Anúncios

Um comentário sobre “Sinais exteriores de riqueza (familiar)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s