Como fazer uma tipi que serve de cabeceira de cama?

Chegou a altura da minha índia mudar de cama. Andei a namorar móveis e encontrei uma cama giríssima, com uma tenda de madeira por cima. Acontece que o preço era upa upa e com o colchão ficava francamente fora de orçamento. Fiz uma pesquisa no pinterest por tipi/tepee/teepee + bedroom/bed e abriu-se um mundo de possibilidades. Espreita aqui, espreita ali e como não é propriamente uma coisa assim tão complexa que só se possa fazer de determinada forma, lá fui descobrindo como fazer.

Eis o processo todo explicadinho com fotos e tudo 🙂

tipi mãegazine 1

camasommier e colchão. Arranjam-se soluções muito económicas, basta fazer uma pesquisa nos sites de 2ª mão. No meu caso encontrei um conjunto novo, com poucos meses e ainda menos uso por metade do preço, ainda com garantia!

material para a tipi:

  • 5 ripas de madeira – tudo depende da altura do tecto, mas as minhas são de pinho, cortadas em redondo com 20mm de diâmetro, 2,5 metros de comprimento
  • 5 capas para pés de cadeira em plástico/borracha – há umas capas para substituir as dos pés das cadeiras de metal. Estas têm igualmente 20 mm de diâmetro e por isso encaixam na perfeição e evitam muitos estragos no chão, tapetes, etc
  • tecido branco/cru – um tecido leve e barato. No meu caso como o tecido já tinha mais de 2m de largura, comprei 2m de comprimento
  • corda de algodão (materiais naturais são melhores)
  • máquina de costura ou cola de tecido
  • fecho éclair que se abre totalmente
  • fio e agulha de coser

processo:

1.coser (ou colar) as partes do tecido que se podem desfiar. No meu caso cosi muito mal à máquina e num dos lados cosi de forma a ter lá dentro uma corda, é uma possibilidade de fecho (mas fica com aspecto de dossel e não de tipi, por isso optei pelo fecho éclair)

2.colocar as capas para os pés nas ripas de madeira (aproveitem para tirar logo o autocolante com o código de barras, não façam como eu que deixei isso para o fim e arrependi-me)

tipi mãegazine 6

3.levar as ripas para o local onde querem instalar a cabeceira da cama (cama tem de ficar um bocado afastada da parede, vejam qual o espaço que têm livre para isso)

4.começar por juntar 2 ripas com a corda – juntei a central/do meio e uma outra. Ir juntando as restantes ripas, uma a uma e usar a corda para as unir. Fazer um nó

tipi mãegazine 7

5.colocar o tecido em cima da estrutura da tenda e fazer coincidir o meio do tecido com a ripa central. Marcar com lápis no interior do tecido (para depois coser)

6.ajustar a altura certa e marcar o ponto de união do tecido (no topo, perto da corda que une as ripas)

7.costurar (ou colar) um fecho éclair daqueles que se abrem totalmente, como os dos casacos. Eu usei um que cá tinha e que era de uma peça de roupa que deitei fora e com uma cor contrastante (preto e não branco como o tecido da tenda)

tipi mãegazine 5

8.colocar novamente o tecido em cima da estrutura de madeira e marcar a lápis, no interior, os pontos onde queremos unir o tecido à ripa de madeira. Fazer o mesmo do lado exterior do tecido, os pontos onde queremos que se prenda o tecido quando abrimos a janela (para não ficar claustrofóbico)

9.tirar novamente o tecido, cortar montes de pedaços de corda, dar um nó nas duas pontas e coser à mão cada uma delas nas marcas atrás mencionadas, exteriores também

10.colocar o tecido em cima da estrutura, dar laços a juntar as ripas ao tecido em todo o lado

tipi mãegazine 3

11.para a parte de tecido que fica a arrastar pelo chão (apenas lateralmente), usei alfinete de ama, não estou para me chatear mais

12.et voilà! 😀

tipi mãegazine 2

Podem depois divertir-se a fazer as decorações!

Eu usei a cola de tecido para unir as pontas da corda para poder colocar contas e penas sem a corda se desfiar. Comprei penas e pintei-as com tintas acrílicas para ficarem mais giras e usei contas de um velho colar meio estragado. Coloquei em cima umas bandeirolas (igualmente super mal cosidas à máquina, mas não se vê, vá…). Quando tiver mais vagar vou desenhar o tecido da tenda como deve ser!

E agora é tempo de cantar com o Yakari

Aqui no Mãegazine fala-se de crianças e mães e pais e actividades giras e de uma vida simples e de coisas que não que pensar e dicas para educar os indiozinhos que crescem num ápice. Se te interessar podes subscrever por mail ou seguir pelo Facebook e Pinterest. Até já!

Anúncios

2 comentários sobre “Como fazer uma tipi que serve de cabeceira de cama?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s