Quartel general? Mas isto afinal é uma cena militar ou quê?
Não. Sim*. Mais ou menos 😉
Quartel general é o termo que encontrei para aquilo que muitos já terão – um local para guardar e centralizar toda a informação relevante.
Eu não sou a Nigella, mas concordo que a cozinha é o coração da casa. É o espaço onde mais tempo gastamos (sobretudo quem cozinha…), seja a preparar, seja a comer, seja a tratar da roupa, cujas máquinas aqui costumam estar. Por isso o quartel general deve estar na cozinha (ou num espaço igualmente vivido, se o tiverem).
Posto isto, o que é afinal o quartel general e quais são as informações relevantes?
Pois cá vai:
A superfície – como não tenho frigorífico à mostra, tenho um belo dum quadro muito simples, branco, em metal. É este e como a loja é internacional podem encontrar muito facilmente. Quem não tem frigorífico encastrado, ainda melhor – é a porta mesmo!
As informações:
Horários dos filhos – é o local ideal para afixar o horário escolar e das actividades extra curriculares
Citações inspiradoras – eu escrevi à mão este poema em inglês. Podem experimentar este em português, igualmente abre olhos. Não que sirva de muito, mas esperamos que sim…
Tarefas dos miúdos – um lado para o por fazer e outro para o já feito
Agenda/calendário – usei as canetas para escrever em plástico/cd para dividir uma parte do quadro em 7 partes, uma para cada dia da semana. Depois uso as canetas para quadro branco para escrever o dia e as coisas a fazer dia a dia. Das 4 canetas atrás indicadas apenas a preta serve porque as outras não saem, por muito álcool que use (o quadro de metal tampouco é feito para isto). Por isso ficou com aspecto feio. Mas interessa é o conteúdo.
No calendário escrevo os afazeres desse dia ou dessa semana. Dá para assentar coisas que mudam diariamente, como por exemplo o que é preciso preparar para o jantar, um apontamento médico, as tarefas domésticas desse dia (aspirar, lavar wc, etc), um recado urgente, uma compra a fazer…
Num frigorífico isto é mais difícil. Mas parece que há assim umas folhas magnéticas tamanho A4 e giras nesta loja, porventura noutras. Cumprem a mesma função e dá para colocar na porta do frigorífico.
As regras da casa – aprendi com esta bloguista que ter umas quantas regras escritas ou afixadas é muito bom para todos andarem no mesmo comprimento de onda. Segundo ela as regras devem:
- ser poucas – entre 5 a 8
- aplicar-se a TODOS os membros da família
- ser concisas, simples e claras
- usar linguagem positiva
- ser regularmente referidas
- reflectir os valores da família
Eis alguns exemplos – tomar responsabilidade pelas suas próprias acções; respeitar o espaço e as coisas dos outros; bons modos são obrigatórios; chamar nomes ou ofender alguém é inaceitável; pedir desculpa quando ofendemos; pedir licença antes de ir a algum lado; tarefas (varia conforme as famílias) – ex. completar os TPC antes de ir brincar; andar e falar calmamente dentro de casa; refeições são sagradas e ecrãs ficam fora da mesa; etc
Contactos importantes – com as canetas permanentes (devia ser patrocinada, ahah) escrevi todos os contactos importantes e que nunca temos à mão, a saber:
- Bombeiros
- Polícia
- Hospitais
- Centro de saúde
- Dentista
- Consultório médico
- Electricidade – leitura; avaria; corte
- Água – leitura; ruptura
- Gás – leitura; fuga
- Escolas
- Centros desportivos ou de actividades
- Bibliotecas
- Nº de série dos telemóveis
- Código do wifi
- Outros contactos importantes para cada um
Acreditem, ter o nº da ruptura de água ou da quebra da electricidade é essencial. Já me aconteceu e foi o que me valeu – sem electricidade não dá para ir à net procurar o número de telefone…
Um cartão com tudo isto afixado no frigorífico faz o mesmo efeito. Plastificado ainda melhor (patrocínio nº2, sff).
A grande lista de compras e o plano quinzenal das refeições de que falo aqui também devem ter lugar cativo na cozinha, à mão de semear.
E já só falta um artigo para completar esta série Regresso às aulas | 4, 3, 2, 1… vai! Podem seguir por mail, Facebook ou Pinterest 🙂 Até já
*A cena só é militar no sentido em que sem disciplina as coisas descambam muuuuuito facilmente. Mais sobre isto no próximo artigo, para muito breve!



5 comentários sobre “Regresso às aulas | 2 – Criação de um quartel general”