O que faço hoje para o jantar? É a pergunta que atravessa a cabeça de (quase) todos nós. Aí pelas 18h, mais coisa menos coisa.
Pois é, isto de alimentar bem a prole é um Mãedamento, aliás o nº4. Para nós mim massa com massa está muito bem, mas quem cresce precisa de nutrientes e blá blá blá e temos mais é de arregaçar as mangas, afinal de contas é para isso que os tivemos.
Quanto maior o nº de filhos, mais rigorosa deve ser a organização,
é uma constatação que tenho tido, ainda que haja mais flexibilidade na fase da sopinha com X legumes de 3 em 3 dias (grande panela de sopa que chega para 10 6 dias e está bestial).
Eis algumas sugestões que ou já apliquei, com maior ou menor sucesso, ou tenciono seriamente aplicar. Talvez vos possam ser igualmente úteis:
1. Planeamento
1.1 Lista de Compras/Master list – Peguei numa folha A4 e escrevi TUDO o que compro regularmente e não tão regularmente, tudo organizado por secções. Nada de especial, escrevi à mão com uma caneta. E depois plastifiquei a lista. Este é que é o truque – a folha não fica amachucada e dá para escrever com canetas permanentes e apagar com álcool, assinalando o que falta. Tem ainda a vantagem de dar para acrescentar coisas com as tais canetas, por exemplo compras que se fazem num determinado espaço comercial (que cada supermercado tem os seus artigos fortes).
1.2 Compras – quando estava grávida custava muito arrastar as compras para casa. Por essa altura tive uma epifania com um livro que li (falo do livro aqui) e que tinha como sugestão fazer compras online. Para quem vive numa cidade é a solução perfeita. A primeira vez é mais chata, tem de se andar à procura de tudo, mas como dá para criar listas virtuais, depois é só clicar no nº de artigos.
A segunda coisa que aprendi com o tal livro é a fazer compras grandes apenas uma vez por mês. Exige alguma reflexão e demora um pouco até acertar no nº certo de litros de leite e de massa, mas é um descanso.
Fazer compras mensais permite ter uma noção muito mais clara do real valor gasto mensalmente.
Mas não se tem de pagar transporte? E não se passa ao lado de quase todas as promoções? Sim e sim. Mas o transporte fica facilmente pago pelas compras por impulso que não se fazem e espero que as promoções também. Opto por produtos de marca branca, sempre abaixo do preço dos abrangidos pelas promoções. Ah, e a paz de espírito de não termos de ficar à espera na fila para pagar, de estar no trânsito ou de ter os putos a pedinchar a bolacha dos bonecos vale bem a diferença.
No meu caso vou ainda quinzenalmente ao super do bairro para certos artigos (lacticínios e pouco mais) e para frescos optei por um cabaz semanal, com fruta e legumes, que vou buscar. Pela primeira vez há muito as cenouras sabem a cenouras e os tomates a tomates.
1.3 Receitas – Isto cada um é para o que é e como não sou para a cozinha tenho um repertório mesmo muito básico que tem vindo a melhorar desde que tenho um robô bestial daqueles que custam mesmo muito mas não chegam a 4 dígitos e posso comprar na loja. Basicamente é salmão a vapor com arroz carolino; massa com legumes; peru à strogonoff; pizza; bifes de atum com cebola e arroz basmati; legumes no forno; risoto do que calhar, mesmo de quinoa; quiche do que houver; pescada com molho de tomate e coentros com arroz e pouco mais.
Há quem sugira uma base de 20 a 25 receitas mas menos do que isso dá perfeitamente. Mas que essas receitas sejam verdadeiros sucessos é o mais importante.
1.4 Menu – esta é a parte que ainda quero afinar. Para isso aqui está um mimo para imprimir. Este plano tem duas semanas, jantar de 2ª a 6ª e almoço e jantar ao fim de semana. Depois pode ser gira o disco e toca o mesmo – comer a mesma coisa de 2 em 2 semanas não é nada mau, pois não? Parece-me um tipo de planeamento de menu razoável e realista. Se a cozinha for a vossa praia, imprimam 2x 🙂 (a versão plastificada permite ir acertando até atinar num plano quinzenal que funcione)
Planear os restos também convém, senão depois apodrecem. A grande vantagem de planear as coisas é que nos lembramos de descongelar as lulas de véspera, ou de deixar o feijão de molho. E poupamos muito tempo com isso…
Planear um pouco as refeições facilita também as compras. Se namoramos uma receita diferente do habitual, toca a acrescentar à lista (plastificada) e vamos com ela para a frente do computador, passando tudo a pente fino para não nos esquecermos de nada!
2. Preparação
Para as sopas não há nada como passar um bocado grande na cozinha, cortar legumes durante horas e separar as diferentes misturas de legumes por diferentes sacos de plástico que vão a congelar. Depois é só enfiar com os legumes congelados na panela e está a andar de mota. Daqui se conclui que é sempre útil preparar 2, congelar um e cozinhar outro.
Há quem goste de cozinhar por atacado ao fim de semana ou em dias de folga, libertando o anoitecer da semana. Às vezes faço isso com papas de aveia, que de manhã não dá jeito nenhum e fica agarrado ao tacho com a pressa e o lume alto… Pessoalmente a ideia não me atrai, mas talvez vos interesse.
Ah, durante a preparação, há uma valiosa dica que li em inglês – clean as you go. Ir limpando à medida que se cozinha poupa horrores no final e parece que não custa tanto…
Et voilà. Acho que é isto.
Podem fazer o download do pdf clicando nesta imagem:
O Mãegazine é um blogue em jeito de magazine para mães onde se fala de uma vida simples, organizada (ou a tentar) e mais voltada para as relações do que para as coisas. De vez em quando há assim uns pdf catitas, como este sobre como sobreviver a uma birra.
Este faz parte de uma série de 4 artigos dedicados ao regresso às aulas, já que Setembro é assim uma espécie de Janeiro… Dá para seguir via mail, Facebook ou Pinterest 🙂 Até já
Eu também só me sei organizar com refeições semanais, mas eu optei por compras semanais, para mim funciona melhor. Frescos no mercado ao sábado de manhã e ida ao supermercado depois. Quando não tinha filhos vivia na boa e sem stress o dia a dia, à medida que fui tendo filhos tive que me ir organizando e arranjando formas de dar conta do recado. Sou mãe de dois rapazes ( 5 e 2 anos) e estou grávida de 5 meses. Todas as semanas no meu blog ponho a nossa ementa semanal para quem quiser ideias. Um bj
CurtirCurtir
Parabéns pela gravidez! Que corra tudo bem 😀
Realmente uma pessoa tem mesmo de se organizar, a bem da sanidade mental 😉 e obrigada pela dica, vou espreitar!
CurtirCurtir