Regresso às aulas | 4 – triagem e organização da roupa

regresso as aulas 4 triagem da roupa

A roupa das crianças persegue-nos: ainda não serve; já não serve; talvez venha a usar; agora que serve não é a estação certa; não dá para a escola porque é bom demais; levou para o lanche e manchou para sempre; rasgou os joelhos e fica à espera de remendo (até nunca); etc…

Secretamente alimentámos (anos a fio, sobretudo antes de ter filhos, ahah) a certeza de que os vestiríamos assim ou assado, sem levar em linha de conta que os miúdos têm muita opinião e não nos deixam escolher a sua roupa como gostaríamos. Talvez uns deixem mais que outros, enfim… (podemos sempre dar-lhes muuuuito pouca hipótese de escolha e controlar absolutamente tudo o que entra no armário, assim acertam mais no nosso estilo 😉 )

1. Triagem

É chegada a altura de olhar objectivamente para o armário e deixar apenas o que serve, vai servir e usam efectivamente. O que é válido para nós aplica-se globalmente também para eles – usamos uma pequena parte da roupa que temos, por isso mais vale apostar em pouco, bom e versátil.

Depois de tirar tudo o que não serve/usa, fazer uma lista do que faz falta (calças de ganga, meias, cuecas, etc) e ir às compras.

2. Comprar o que falta

Como a miudagem está sempre a crescer (alguém me explica o que lhes acontece no Verão?!), há roupa que gastam muito pouco, por isso comprar em segunda mão é bestial. Uma rede de amigos que fazem circular a roupa ainda é melhor 😀

Comprar de um ano para o outro, em saldos, é óptimo desde que se tenha espaço para guardar a roupa e que se deixe margem de manobra (não façam como eu que comprei casaco de Inverno que quando chegou a altura de usar estava apertadíssimo…)

A roupa acaba por ter uma componente afectiva (ai o vestido com que estava no 1º aniversário; ai a camisa que levou à escola no 1º dia; ai o fato de banho de bebé), mas ou pensamos ter mais filhos, ou se nem por isso muitos darão bom uso ao que sai de nossa casa.

Instituições de solidariedade social, como centros de acolhimento para menores, podem chamar um figo ao que temos para dar. Procurem uma que esteja perto de vossa casa e telefonem a perguntar se querem o que têm. Parece que os CTT têm uma embalagem solidária onde colocamos o que queremos e os correios fazem o transporte para a instituição escolhida, tudo a custo zero (ideia fantástica que desconhecia!).
Passa logo qualquer nostalgia quando nos apercebemos que vai fazer a diferença na vida de alguém.

3. Arrumar o que fica

Por género: t-shirts de manga curta e de manga comprida; calças; saias; camisas; casacos; camisolas; meias; cuecas; acessórios. Um lugar para cada coisa.

E a propósito, cada um tem o seu papel na casa e a miudagem deve aprender bem cedo a arrumar e dobrar a sua própria roupa. Usou – dá para usar outra vez – guardou. Não dá – saco da roupa suja.

A casa é uma miniatura da sociedade e uma escola para a mesma. Somos interdependentes e cada qual tem o seu papel. Convém que aprendam, desde muito cedo, que têm um papel muito activo na lide e organização doméstica!

Ok, não dobram como achamos que devia ser, mas o óptimo é inimigo do bom… Mais vale instaurar o hábito, mesmo que imperfeito, do que corrigir e chatear até ficar perfeito.

Ah! E não vale ir a correr aperfeiçoar a seguir
(esta é para mim…) ^-^


Este é o 1º de 4 artigos sobre sobrevivência organização em mais um regresso às aulas. Ainda falta abordar as refeições, o quartel general e os ritmos/rotinas. Sobre roupas há um artigo mais extenso que talvez vos interesse.
O Mãegazine está no Facebook e Pinterest, para além dum belo mail por post disponível por subscrição (é capaz de ir parar ao spam, vejam lá isso)! Até já

Anúncios

3 comentários sobre “Regresso às aulas | 4 – triagem e organização da roupa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s